11 de mar. de 2012

Neurocientista ensina técnicas para turbinar o cérebro

Evitar o álcool, dormir bem e ler muito é fundamental. Veja também dicas do campeão americano de memória para guardar muitas informações na cabeça.
publicidade

 
Nós vivemos rodeados de telas que nos lembram números, datas, endereços. Até a bateria acabar. E aí temos que voltar para a memória que trazemos de fábrica. Está no nosso cérebro. E essa não pode falhar.

O neurocientista Ivan Izquierdo dá três dicas para começar no lucro.

Dica 1 – Se você quer ter uma boa memória, não beba, ou beba pouco

“Qualquer droga de abuso inibe. O álcool é a pior de todas”, alerta o neurocientista.

Dica 2 – Durma bem

“O cansaço prévio, o ânimo depressivo diminuem a capacidade de recordar ou de fazer memória. O sono diminui a memória”, diz Ivan Izquierdo.

Dica 3 – Leia, leia muito, leia de tudo

“Os profissionais que mais leem são atores e professores. E já foi visto que são as pessoas que conservam, até o final da vida, a sua memória”, ressalta o neurocientista.

Agora você está pronto para aprender técnicas para transformar seu cérebro em um supercérebro. Joshua Foer, campeão americano de memória, publicou um livro ensinando como guardar muitas informações na cabeça.

A primeira técnica é para lembrar nomes e rostos. Já aconteceu de você reencontrar uma pessoa e não lembrar de jeito nenhum o nome dela? Se a pessoa se chamar Marília Costa, pense nela andando de costas em uma cidade do interior de São Paulo. Quando você vir aquele rosto, vai lembrar que é a Marília Costa.

A segunda técnica que Foer ensina é para lembrar números. Crie uma tabela que ligue cada algarismo de 0 a 9 a uma pessoa que você conheça bem. O que você vai fazer para decorar números é agrupar as pessoas de duas em duas.

Mudaram a sua senha no banco para 2508? Você nunca vai esquecer quem são os personagens da nova senha.

E a terceira técnica é a do palácio da memória, que você viu no Fantástico. Clique aqui e confira.


Fonte: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1678497-15605,00-NEUROCIENTISTA+ENSINA+TECNICAS+PARA+TURBINAR+O+CEREBRO.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs

Revista INCLUSIVE

div id=Inclusive-Widget>